top of page
REVISTA MÉTODO ZELENY: TECNOLOGIA DE GESTÃO EXECUTIVA

Como Controlar o Incontrolável

Revista Método Zeleny: Tecnologia de Gestão Executiva
O fenômeno da complexidade e a estruturação das Ciências das Redes
Como Controlar o Incontrolável, Parte 1

Faça as seguintes perguntas ao CEO: você sabe de tudo o que acontece na sua organização? Qual equipe “se protege” quando o desempenho está abaixo das metas? Quando acontecerá a próxima crise interna? Qual talento organizacional tem sido desprezado por algum diretor incompetente? Qual funcionário trabalha “para si mesmo” ao invés de buscar o desempenho do grupo? Qual deles se promove pelo trabalho do colega? Como identificar funcionários que trarão problemas legais para a organização? É possível reduzir turnover e promover longevidade das equipes de alto desempenho? Como acelerar processos e otimizar cenários de mudança? Com qual efetividade você monitora funcionários para identificar ou evitar fraudes? Estes são alguns dos problemas complexos que o Método Zeleny esclarece.


As situações acima são incontroláveis e tornam complexas as relações no cotidiano corporativo. Caso o CEO não tenha respostas à tais questões, de forma precisa, talvez indique falta de controle na condução dos negócios. Ademais, isso também nos sugere: talvez o CEO não saiba como a empresa realmente funciona.

Revista (2)_page-0003_edited.jpg

LEIA A
VERSÃO COMPLEXA

Revista (2)_page-0003_edited.jpg

A expressão “complexidade” traz uma denominação vaga ao tratar de problemas corporativos. Entende-se por complexidade situações em que há ausência de ordem. Quando as informações são esparsas, contraditórias, recursos ou tempo são limitados para novas averiguações e, mesmo assim, decisões devem ser tomadas, temos a definição do fenômeno da complexidade corporativa. Estes cenários são caracterizados por elevados níveis de incertezas, já que não há como identificar ou interpretar comportamentos dos executivos de maneira precisa perante circunstâncias adversas. Por consequência, é impossível prever ações individuais ou em equipes – que podem causar desde baixo desempenho, ocorrência de fraudes ou até crimes corporativos. Para lidar com isso, é fundamental reconhecer os sintomas e suas interligações, e logo, identificar suas causas e integrá-las a fim de conter as origens diversas dos problemas.

Para citar:

CONCER, R. (2024) Revista Método Zeleny: Tecnologia de Gestão Executiva. Relatório Anual. Disponível em https://www.ronaldconcer.com/

bottom of page